Fechar (X)
 
Pesquisar:
MUESC
Unidade - Zoologia - Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski
{
Informações gerais
É uma unidade do Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense, que desenvolve atividades voltadas à Pesquisa Científica, Educação Ambiental e ao Turismo Regional, por meio de suas coleções zoológicas. A Unidade de Zoologia da Unesc foi criada em 26 de setembro de 2002. O acervo da unidade foi se construindo a partir de 1993 no curso de Ciências, por meio da disciplina de Zoologia, ministrada pela professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski - idealizadora e fundadora da Unidade de Zoologia do Muesc, com o objetivo de sensibilizar o público visitante, por meio do acervo em exposição, para a importância do respeito à vida em suas múltiplas formas, contribuindo para uma nova percepção sócio-ambiental. A Unidade de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski conta com dois acervos em exposição: Animais da Mata da Atlântica e Ecossistema Marinho.
O acervo Ecossistema Marinho fica no Bloco Administrativo da Universidade e tem sua coleção formada por baleias, tartarugas, golfinhos e aves marinhas, todos taxidermizados, ou em material osteológico (esqueleto).
O acervo Animais da Mata Atlântica fica exposto no Bloco da Biblioteca da Unesc e apresenta espécies como macacos, tamanduás, gatos-do-mato, jacarés, papagaios, serpentes e outras espécies que chamam a atenção de quem visita o local.
{
Histórico
A Unidade de Zoologia foi criada em 2006 e conta com dois acervos: Ecossistema Marinho – com uma coleção formada por baleias, tartarugas, golfinhos e aves marinhas – e o acervo de Animais da Mata Atlântica – que apresenta macacos, tamanduás, gatos-do-mato, jacarés, papagaios, serpentes e outras espécies, todos taxidermizados, ou em material osteológico (esqueletos), totalizando mais de 730 peças.
Mediante os constantes encalhes de animais marinhos no litoral sul catarinense e a fragilidade dos ambientes em que a fauna em geral se encontra, a Unidade de Zoologia tem como objetivo conscientizar cidadãos e governo para a importância prioritária do conhecimento e da conservação do meio ambiente. Faz esse trabalho através da oferta de estágios de capacitação com alunos da Unesc; do acolhimento a projetos de pesquisa de Iniciação Científica (PIC) e de Conclusão de Curso (TCC), além de manter parcerias com Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte; 10º Pelotão da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental; Fundação Cultural de Criciúma; Laboratório de Mamíferos Aquátricos (Lamaq), Projeto TAMAR, Projeto Baleia Franca e Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Sul (Remasul/IBAMA).
Uma de suas ações mais importantes é a oferta de exposições permanentes com o Projeto “Bicho que educa” – um programa educativo, dinâmico e interativo, realizado junto à comunidade escolar, ganhador do Prêmio Darcy Ribeiro (2007/2008) de incentivo às práticas educativas em museus. O acervo tem sido utilizado também para dar suporte a programas educativos desenvolvidos por outras instituições, como Serviço Social do Comércio (SESC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Secretarias do Meio Ambiente, Polícia Ambiental, Centros Comerciais e escolas públicas e privadas, em eventos relacionados ao meio ambiente e em feiras de Ciências.
{
Bicho que educa
•  O que é o "Bicho que Educa"?
O "Bicho que Educa" é um programa educativo, dinâmico e interativo, desenvolvido pela Unidade de Zoologia com a comunidade escolar. A iniciativa prevê visitas monitoradas e gratuitas dos estudantes. Eles escutam sons característicos de Mata Atlântica e do ambiente marinho, sempre acompanhados de um monitor, que apresenta a eles a história natural de cada espécie. Também são passadas informações sobre o papel da fauna nos ecossistemas e a necessidade da preservação, com ênfase na importância do respeito à vida em suas múltiplas formas. Além disso, os estudantes ainda participam de palestras ministradas por representantes da Polícia Ambiental e pela equipe da Unidade de Zoologia da Unesc.
•  É necessário agendar as visitas?
Sim. As escolas que desejam participar das visitas monitoradas e desenvolverem atividades educativas no local devem agendar previamente sua visita, pelo telefone (48) 3431.2573.
{
Visita virtual
A Unidade de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski conta com dois acervos em exposição: Animais da Mata da Atlântica e Ecossistema Marinho.
O acervo Ecossistema Marinho fica no Bloco Administrativo da Universidade e tem sua coleção formada por baleias, tartarugas, golfinhos e aves marinhas, todos taxidermizados, ou em material osteológico (esqueleto).
O acervo Animais da Mata Atlântica fica exposto no Bloco da Biblioteca da Unesc e apresenta espécies como macacos, tamanduás, gatos-do-mato, jacarés, papagaios, serpentes e outras espécies que chamam a atenção de quem visita o local.
Os acervos estão abertos à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 17h. O acesso aos acervos é gratuito. Visite a galeria de fotos do Ecossistema Marinho e dos Animais da Mata Atlântica da Unidade de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
Abaixo, catalogação de ilustrações e informações direcionados para pesquisa:
Consulte o acervo
• Funcionamento


- Aberto à visitação pública e gratuita de   Segunda a Sexta-feira das 8h às 22h;

- Aos Sábados das 8h às 17h.

Telefone: (48) 3431-2573

Local: Bloco da Biblioteca, Animais da Mata Atlântica; Ecossistema Marinho: Bloco Administrativo
• Atendimento

Os acervos são abertos à visitação pública mediante agendamento, possibilitando, dessa forma, a socialização do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e atitudes científicas. Os contatos devem ser realizados em horário comercial, pelo telefone (48) 3431.2573.
• Equipe Técnica

Bióloga - Coordenadora da Unidade de Zoologia: Morgana Cirimbelli Gaidzinski

Biólogo -Taxidermista: Rodrigo Ribeiro de Freitas

Bióloga -Taxidermista: Kelly Cristina Minoto Bom

Bióloga - Educação Ambiental: Silvia Damiani Simões

Bolsista - Educação Ambiental: Maurício Henrique
Mariana Lopes Acordi

Fotos da unidade Zoologia
{
Programas
“Animals Who Teach”
Objetivo: Propiciar situações de ensino aprendizagem da língua inglesa para  os estudantes do ensino formal e de escolas especializadas.


Movimento Animal”
Objetivo: Propiciar entretenimento e interatividade entre o público visitante e o acervo, por meio do desenvolvimento de atividades corporais que  expressem  o movimento dos animais.


"Ler para Conhecer e Preservar”
Objetivo: Despertar a curiosidade sobre a fauna regional por meio da leitura. Elaboração e produção de cartilhas educativas.
“Bichos on-line”
Objetivo: Disponibilizar em rede informações e entretenimentos sobre a fauna regional para a comunidade escolar e geral, através do site da Unidade de Zoologia www.unesc.net/zoologia.
“Educando Infratores” (Em parceria com a Polícia Ambiental)
Objetivo: Realizar palestras de educação Ambiental junto aos infratores das leis de crimes ambientais por meio do Acervo.
“Bichos na Imprensa”
Objetivo: Popularizar e difundir o conhecimento sobre a fauna regional,
por meio de publicações de informativos semanais na imprensa.
“Arte Animal”
Objetivo: Desenvolver exposições artísticas e culturais produzidas pelo público visitante, incentivando a criatividade e fortalecendo o vinculo educativo entre as instituições.




































 
Avenida Universitária, 1105 - CEP: 88806-000 - Bairro Universitário - Criciúma - SC - Brasil - Tel: (48)3431-2774 - e-mail: muesc@unesc.net
     
Este site foi viabilizado graças ao
Edital de Modernização de Museus 2009/IPHAN.